Páginas

terça-feira, 25 de julho de 2017

Arroz Doce...

Boa noite queridos tudo bem com vocês?
Hoje inventando na cozinha fizemos arroz doce, quem conhece? 
Meu filhote pediu para conhecer e eu nunca havia feito, sério mesmo, heheh... na minha adolescência fazia muitos doces mineiros depois enjoei e sou hoje muito adepta aos chocolates desistindo de tudo o mais , mas não podia deixar que meu filho não conhecesse um doce que faz parte da nossa cultura!
Arquivo Yaraguim.
Que surpresa para mim descobrir que o arroz doce é um alimento nutritivo trago para a cultura mineira através de africanos e portugueses, um alimento que já era usado pelos indianos usando bastante canela e cravo para dar cheiro...
Arquivo Yaraguim.
 Minha mãe acrescentava raspas de limão, e hoje é adicionado leite condensado e muito leite e açucar para cozinhar...
Eu confesso que não sou apaixonada, talvez bem geladinho, na falta de outra coisa doce heheh...
agora o cheiro é bommm demais, fizemos juntos eu e o filhote, ele decorou com a canela usando peneira e experimentou um pouquinho e ainda não apaixonou heheh..
Arquivo Yaraguim.
Arquivo Yaraguim.


Fácil de fazer:
usei 300 gramas de arroz e afoguei com uma colher de sopa de óleo, acrescentei uma xícara de açúcar e mexi com a colher até caramelizar um pouco, esse detalhe porque acho feio o doce muito branco, coloque um litro de água e deixe cozinhar até secar a água, misture e acrescente um litro de leite, usei o leite condensado todo e cozinhei até engrossar o caldo...

ATENÇÃO: Cuidado que o leite sobe muito, melhor usar uma panela grande!
Esse doce rende muiito, depois de pronto coloque em taças ou copinhos e enfeite como quizer...

Reforçando que este doce é muito nutritivo, melhor do que ficar dando balas para as crianças!!
Sabem o que mais me emocionou? Fazer um doce assim simples com uma grande história, os indianos tem o hábito de se alimentarem adoçando o arroz e sacia a fome de muita pobreza e os portugueses trouxeram dos mouros e israelitas, uma troca troca de hábitos alimentares que melhora nossas amizades reforçando o que temos de melhor que é a boa conversa do lado de um fogão!  

Tradição rica é poder compartilhar ... Quem quiser saber mais desse universo culinário entre neste link: Aqui
Deus nos abençoem, bjs nos seus corações..

4 comentários:

  1. Yara,
    Eu gosto muito de arroz doce,no frio bem quentinho e no calor gelado.Aqui na Espanha se chama arroz com leche e leva casca de limáo como o da sua mãe e canela.Vendem pronto no mercado em potinhos como de iogurte,acredita? No veráo até compro desses,mas no inverno prefiro preparar em casa com gostinho de Minas :)
    Os marroquinos colocam ainda açafrão(flor) e fica bem amarelinho.
    Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana saber que o espanhóis valorizam tanto este doce que vendem em potinhos :)
      e, diferente demais a ideia do açafrão no doce, deve ficar no tom dourado, interessante... meu filho pediu da próxima colocar um corante, vou experimentar!
      Bjs Michelle, Deus a abençoe

      Excluir
  2. Eu, já gosto bem quente(em qualquer época do ano), com amêndoas laminadas. Aqui em Goiânia/Goiás/Brasil, tem um restaurante Árabe que vende arroz doce com amêndoas laminadas em potinhos... é lá que compro. Não sei fazer... só sei comer... beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou experimentar comer quente com as amêndoas... obrigada pela dica Heloisa

      Excluir

Gosto muito de ler os comentários que me motiva, você é bem vindo a este espaço!