segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A Mulher Samaritana, a Evangelista de Jesus..

Estava fazendo um devocional, um estudo sobre a mulher samaritana quando no momento me fez lembrar de um filme que se chama : " invencível" na parte em que o autor principal se torna naufrago no meio da 2º guerra mundial, ele sobreviveu junto de outro colega por mais de 40 dias dentro de um bote ,aqueles de borracha, no meio do oceano com uma porção diária de lembranças que alimentava a sua fé e alimentava a fé do colega, ao redor do bote ficavam os tubarões seguindo-os dia a dia e por cima no ar são vigiados pelos caça japoneses;
valeu a pena assistir porque ele testemunha uma postura de alguém que retorna para os braços de JESUS, o personagem verídico era filho de italianos que moravam nos Estados Unidos e frequentavam a Igreja aos domingos, ele então odiava fazer este caminho e era arrastado pela mãe e em contra censo ao que era ensinado ele fazia tudo que não podia: fumar, vigiava as mulheres, roubava, brigava nas ruas... um dia seu irmão mais velho o colocou para treinar corrida e ele tomou gosto  e também ganhou um foco: as olímpiadas  , preparava a cada dia para um dia entrar nas olímpiadas do Japão  e a guerra veio antes desta realização, mas ele entrou no Japão depois deste encontro com Jesus no meio do mar, ele e o colega entraram no Japão como prisioneiros... bom eu paro aqui sobre o filme, somente o fiz para ilustrar que a sua vida não foi fácil e teve que oferecer várias vezes a sua outra face  apanhando quieto, ele era o sujeito que mais apanhava, o mais testado , ele envelhecia e não haveria mais olímpiadas para ele ,mas tinha um desejo no seu coração: um dia livre voltaria ali para dar o seu testemunho de vida, falar do amor de Jesus.... e onde isso encaixa com a mulher samaritana?
Olha, o tempo passa e as situações da vida são as mesmas, não é mesmo?  Você já ouviu falar da mulher samaritana? Quando Deus colocou no meu coração em  falar sobre ela   para outras mulheres  foi para também nos lembrar que precisamos de povoar o céu ,na Bíblia existe muitas mulheres usadas na obra de Deus e elas são muitas vezes invisíveis  e Deus usa as mulheres como grandes exemplos   para o cuidado da família , esse é um dom, um dom de Deus para mim, para você! pensei: todo mundo já deve ter ouvido falar dessa passagem Biblica onde é que está o novo? O novo está em conhecer a mulher samaritana, você a conhece?

Na Biblia diz assim:" ... Jesus ia para a Galiléia e precisava de passar em Samaria, chegou em uma cidade chamada Sicar e parou cansado no poço de Jacó... " querendo  ilustrar novamente este local tem dois montes um que é chamado Gerizim e o outro chamado monte Ebal onde existia uma beleza conhecida como a paisagem mais linda da Palestina, a distância que Jesus e seus discípulos percorreram para chegarem até ali era de mais ou talvez menos 175 km a pé e o horário era o mais quente em torno de meio dia (..) hoje está tão quente aqui enquanto escrevo que fico imaginando estes homens andando debaixo de tanto sol para salvar uma única Vida;


Jesus observou a mulher de onde estava e começou um diálogo:
"...veio uma mulher de Samaria tirar agua.." na Biblia esta mulher não tem nome e nem faz referencia de família,
"... dá -me de beber.." falou - lhe Jesus
"...Como sendo Judeu ,me pedes de beber a mim, que sou Samaritana?" Ela não sabia que Jesus caminhou muito para estar ali com ela!!!

Na verdade, apesar de serem primos de muitas gerações, os Judeus e Samaritanos não conversavam e não se reuniam, existia uma rixa na família; tudo começou de fato quando Samaria foi tomada pela Assíria e estes misturaram os samaritanos com outros povos fazendo-os se casarem e assim os enfraquecendo nas guerras, depois desta mistura, Israel deu as costas para os seus irmãos, interessante que ali mesmo onde estavam conversando havia por testemunha os ossos de Jose, aquele José que ajudou todos os seus irmãos no Egito quando eles passavam necessidade; também estava ali as pedras que formalizavam um juramento feito pelas doze tribos de Israel com a liderança de Josué, para que um fosse pelo outro... o vento levou embora todos as juras feitas pelos pais, agora Jesus estava ali para fazer uma nova aliança!!

" Se tu conheceste o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria Água Viva, disse-lhe Jesus". Jesus estava ali para resgatar os irmãos de Samaria, não os deixaria para trás.. você já falou do plano de salvação para os seus irmãos?

" Disse a mulher: Senhor, tu não tens como tirá-la e o poço é fundo, donde pois tens essa agua viva? És tu, porventura maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos e o seu gado?"

"Qualquer que beber desta agua tornará a ter sede, mas aquele que beber da agua que eu lhe der nunca terá sede e, pelo contrário a agua que eu lhe der se fará nele uma fonte de Água Viva que jorra para a Vida Eterna, disse Jesus;" 
Você conhece esta fonte amada(o)?
Você sabia que esta fonte é inesgotável e tem para todo mundo? Jesus estava ensinando para aquela mulher como orar, como clamar, como receber misericórdia, páz , salvação...

"Disse-lhe a mulher: Senhor me dá dessa agua para que eu não tenha  mais sede, nem venha aqui tirá-la."  Esta parte precisa de ser comentada, aqui a moça tinha um tormento na sua vida que era buscar a agua, penso que talvez ela odiasse ir ali, se a gente viajar por esta época vamos entender que esse é o pior horário, é o momento mais quente, pelo costume da época as mulheres saiam no horário do fim do dia ou de manhã por ser mais fresco, mas provavelmente essa mulher também não pode se encontrar com outras mulheres, ela é marcada, talvez odiada e fazer este trajeto todos os dias deve ser o fim, aqui ela deixa claro que quer um milagre de comodidades materiais e passageiras, sera que você também tem buscado a Cristo somente para prosperar, ganhar bênçãos, ou fugir de situações de conflito?

Jesus ainda lhe fala dos seus maridos(namorados), da sua vida íntima.. precisamos de entender que para receber esta fonte precisamos descartar a nossa vida miserável e nos purificar, Jesus sabe tudo sobre cada um de nós não é mesmo?

'Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis, Nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem e agora é em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que aqueles que O adoram O adoram em espírito e em verdade."

"Replicou a mulher: Eu sei que o Messias ( que se chama Cristo) vem. Quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas." A mulher samaritana aqui para mim me fez lembrar o nãufrago que citei lá em cima, percebo que ela sobrevivia na esperança da promessa dos seus pais, penso ainda que muito provavelmente ela passou um dia pelas escolinhas dominicais, pelas reuniões de oração como a família, mas esteve também longe de tudo porque era uma pecadora, e agora vivia como uma naufraga, uma mulher que quer ficar longe de outras mulheres e da sociedade...mas JESUS, deixa aquela mulher saber que ele entende seus problemas muito mais completamente do que ela pensa, mostrando-lhe que ele está ciente de toda a dor e sofrimento que ela já sofreu em sua vida! Você irmã, está passando por algum problema? Aconselho que converse agora com Jesus, fale para ele , discuta com ele, somente vocês dois, e vai se surpreender quando levantar os olhos e perceber que ele está do seu lado neste poço que tem vivido!

"Disse-lhe Jesus: Eu O Sou, eu que falo contigo" ; Não precisou de falar mais nada, a mulher samaritana, recebeu, creu e fez o maior evangelismo da época: correu e anunciou todas as coisas da salvação para a cidade de Samaria, naquela cidade muito foram salvos através dela!!!
Ela creu em JESUS  e buscou homens colocando-os aos  pés de JESUS, na mesma época que JESUS ensinava os seu discípulos, JESUS colocou naquela terra a sua bondade pela casa de José..
Que benção!!!

Queridos estiquei demais porque este assunto é sério, Jesus estava treinando discípulos a mais de um ano, homens que andavam dia e noite e muitos já haviam visto milagres através dele ,mas ainda não criam ... essa mulher `samaritana` ela tinha uma doença que era a sua própria vergonha e ela creu e foi purificada, limpa e fez o que era esperado diante do Rei : IDE
é muito simples, precisamos de falar dele de : JESUS, porque somente através dele povoaremos o céu, não queremos outra fonte, não há outro caminho... Vamos Caminhar juntas(os)?

Esta passagem é encontrada em João 4 da Biblia,

Deixo um beijo grande no seu coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gosto muito de ler os comentários que me motiva, você é bem vindo !